quinta-feira, 24 de julho de 2008

João Faria de Fialho, Vigário de Taubaté faz saber a vós de Repente

Eu sou padre João Faria Vigário de Taubaté
Foi Deus quem me enviou pregar para vocês
Sou de São Sebastião e natural da Ilha bela
Sou um instrumento dele e minha palavra não erra

Eu sou aquele que abita o esconderijo do altíssimo
Cai dez mil à minha direita e à minha esquerda cai mais cinco
Sei que nada me atinge porque o homem está comigo

Ele me assopra nos ouvido coisas que vêm do futuro
Meu passado e meu presente eu carrego bem seguro
Eu o sirvo com esmero e digo só o que ele quer
Acredita os esperto e os cabra de muita fé
Que são bravo e inteligente e não têm medo de nada
Nem da mata, nem dos bicho, nem mesmo da madrugada

Certa noite na paróquia vi uma figura auricolor
Dourado dos pés à cabeça e em seu ombro um condor
Um par de brinco em cada orelha e fivela na cintura
Em seus braços braceletes e ouro em pó na pisadura
Gargantilha de ouro e de ouro sua lança
Seu escudo cintilava o meu rosto por ventura
Esmaecido e sem sangue, era só uma brancura


Eu de pronto dei um grito “crê em Deus pai, o poderoso”
Catei no peito o crucifixo e apontei pro abominoso
Claro que não era medo, sei que pai está comigo
Figura igual nunca tinha visto, fiquei um tanto ansioso

Então do céu veio um trovão
Que parou no seu escudo
E ouvi a voz do homem, parecia de veludo:
“Acabarás com a miséria, mas o caminho é doloroso
E encontrarás rios dourados”
Disse o homem auriginoso
Continuando seu recado
Falou em abdicação
Tormentas, pestes e peçonhas
A morte à disposição
Esse é o caminho do El Dourado
A descoberta desse século
“Se apronte e pegue a trilha
Siga rumo ao sertão.”

Você com o semblante horrorizado
A minha palavra não erra
O El dourado é verdadeiro
E meu discurso aqui se encerra

Tenho amor pela igreja
E por ela sigo avante
Eu de nada tenho medo
Sou o padre BANDEIRANTE

Um comentário:

Henrique Souza disse...

Hum.. bacana o texto!
E mais legal ainda é cê ter postado coisa nova!!
Abraço!